Memória

Aqui inserirei as informações pertinentes a memória sendo assim, serão abordados as memória persistentes e as voláteis como:
  • registradores
  • memória interna
  • memória externa
  • e2prom

Arquivo de registradores

Os arquivos de registradores definem o contexto a serem salvos em cada modo de operação do UC. Para cada versão da UCP há um contexto diferente até a data são duas revisões definidas pela ATMEL.

Note-se que o ponteiro de pilha (SP), contador de programa (PC) e o registrador de ligação (LR) são mapeados para o arquivo de registrador, fazendo com que a contagem efetiva de registradores de contexto sejam 13 registradores de propósito geral. O mapeamento de SP, PC e LR permite instruções comuns, como adições ou subtrações, para usar esses registradores. Isto resulta em abordagem eficiente da memória.

O registrador R12 é projetado para manter os valores de retorno das chamadas de funções, e o retorno condicional com movimento e instrução de teste, para usar este registrador como um valor implícito de retorno do operando. As instruções de carga e descarga múltipla têm a mesma funcionalidade, que permite que eles sejam usados como instruções de retorno. O conjunto de instruções ortogonais do núcleo AVR32 permite que todos os registradores no arquivo de registradores possam ser usados como ponteiros.

Arquivo de registradores em AVR32A


O AVR32A é voltado para aplicações sensíveis ao custo. Portanto, nenhum hardware de sombreamento de registradores é fornecido. Todos os dados que devem ser salvos entre os estados de execução são colocados no sistema de pilha, não nos dedicados registradores como é feito no AVR32B. A SP sombreado ainda está disponível para os modos privilegiados, facilitando o dedicado sistema de pilha.

Quando ocorre uma exceção em uma implementação compatível AVR32A o registrador de estado e o endereço do remetente são empurrados pelo hardware para a pilha do sistema. Quando uma INT0, INT1, INT2 ou INT3 ocorre o registrador de estado, o endereço de retorno, R8, R12 e LR são empurrados na pilha do sistema.

Os registradores correspondentes são puxados da pilha pela instrução RETE. As instruções SCALL e RETS também usam a pilha do sistema para armazenar o endereço de retorno e registrador de estado.

arquivo de registradores versão A.

Arquivo de registradores em AVR32 B


O AVR32B permite que o arquivo de registradores seja separados para os modos de interrupção e de exceção. Estes modos têm um número de implementações definidas de registradores sombreados, a fim de acelerar o tratamento de interrupções.

Os registradores sombreadas são automaticamente mapeados em dependendo do modo de execução atual. Todos os contextos, com exceção de aplicativos, tem um dedicado registrador de estado (RSR) e registrador de endereço de retorno (RAR).

O RSR é usado para armazenar o valor do registrador de estado no retorno do contexto. O registrador RAR é usado para armazenar o endereço de retorno do contexto. Os registradores RSR e RAR eliminam a necessidade de armazenar temporariamente o registrador de estado e o endereço da pilha de retorno ao entrar em um novo contexto.
arquivo de registradores versão B.

O arquivo de registradores é projetado com uma parte específica de implementação e uma parte arquitetônico definida. Dependendo da implementação, cada um dos modos de interrupção pode ter diferentes configurações de registradores sombreados. Isto permite a máxima flexibilidade no direcionamento do processador para a aplicação diferente.

Três esquemas de sombreamentos diferentes são oferecidos:
  • pequeno
  • meio
  • completo

que vão desde nenhum registrador sombreado a todos registradores sombreados.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário